Usina das Artes agora é lei

Foi sancionada na manhã de ontem, 13, no Salão Nobre da prefeitura, pelo prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, a lei que institucionaliza o projeto Usina das Artes. Agora a Usina do Gasômetro terá um espaço fixo para apresentações artísticas e a atividade passa a ser regular como política cultural do município. Além do prefeito, assinou o documento o secretário municipal da Cultura, Sérgius Gonzaga.

Leia o texto oficial da lei

Foto: Cristine Rocfhol/PMPA

Foto: Cristine Rocfhol/PMPA

Segundo Fogaça, a ocupação democrática e legítima do espaço foi conquistada ao longo dos anos pela energia e vitalidade dos artistas e grupos que utilizam o espaço. Ele acrescenta, ainda, que “a Usina é um território cultural e, por isso, um espaço de liberdade”.

A atriz Fernanda Carvalho Leite, representante dos artistas que integram o projeto, ressalta a importância da parceria entre o poder público e a classe artística. “A iniciativa já faz parte da história da cidade. Essa conquista representa a força do coletivo e serve de exemplo a ser seguido por todo país”, destaca.

Durante a solenidade, enquanto aconteciam os pronunciamentos, bailarinos apresentaram performances de dança.

Foto: Cristine Rocfhol/PMPA

Foto: Cristine Rocfhol/PMPA

Participam do projeto os grupos: Ói Nóis Aqui Traveiz, Falos & Stercus, Terpsi, Depósito de Teatro, Grupo dos Cinco, Teatro Íntimo, Funkíssima, Serrote Preto, Grupo Gaia, Firuliche, Enganadores da Morte, Gente Falante, Teatrofídico, Santa Estação, Grupo Tato, Eduardo Severino Cia de Dança, Neelic, Seele Tanz, A Hora do Anjo, Eliza Pierim, Tradisons, Silvia Canarim, Sarcáustico e outras 40 companhias convidadas. O projeto é coordenado pela direção da Usina, ligada à Secretaria Municipal de Cultura.

Deixe um comentário